Σε αυτήν τη σελίδα μπορείτε να λάβετε μια λεπτομερή ανάλυση μιας λέξης ή μιας φράσης, η οποία δημιουργήθηκε χρησιμοποιώντας το ChatGPT, την καλύτερη τεχνολογία τεχνητής νοημοσύνης μέχρι σήμερα:
O códice Zouche-Nuttall (conhecido também como códice Tonindeye) é um manuscrito pictórico mexicano de origem pré-colombiana, pertencente à cultura mixteca. Consta de dois lados: o lado 1, que registra a vida, conquistas e alianças de Ocho Venado, um proeminente governante mixteca, e o lado 2, que relata a origem da dinastia e história de Tilantongo e Teozacoalco. O códice Zouche-Nuttall é um dos seis códices mixtecas considerados de tradição pré-colombiana que sobreviveram à Conquista do México.
O manuscrito está formado por 16 peças de pele de veado tratada unidas pelos extremos, que constituem uma longa tira de 11,41 metros. As lâminas são dobraduras realizadas em cada uma das peças de pele, dando assim um total de 47 lâminas, não todas pintadas. Desconhece-se a data real da elaboração do códice, mas estima-se foi em redor do século XIV na povoação de Tilantongo. O lado 2 poderia ser mais recente que o lado 1, talvez elaborado em Teozacoalco em princípios do século XV.
Não há dados sobre como saiu o códice do México. Provavelmente fosse enviado à Espanha no século XVI, pouco após se consumar a conquista dos mixtecas em 1522. Foi identificado pela primeira vez em 1854 no convento dominicano de São Marcos em Florença. Cinco anos depois foi vendido a John Temple Leader, que o enviou a Robert Curzon, quarto barão Zouche. Uma edição fac-símile foi publicada pelo Museu Peabody da Universidade de Harvard em 1902, com introdução escrita por Zelia Nuttall. Atualmente pertence à coleção do Museu Britânico.